O que é o Padtech?

De maneira simples e resumida, o Padtech é o núcleo de tecnologia do PAD. Ele é responsável por toda parte tecnológica do programa, desde o desenvolvimento de software até a pesquisa em inteligência artificial. Por se tratar de uma frente diferente da área médica e com objetivos específicos, o Padtech se tornou um projeto de extensão da UFES (vinculado ao PAD) e possui uma equipe própria, que é apresentada a seguir.

Atualmente o projeto é coordenado pelo Prof. Andre Pacheco e conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da UFES. A base do projeto acontece no Laboratório de Inteligência Artificial em Saúde (Life), que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) e está fisicamente no prédio CT-13, no campus de Goiabeiras da UFES.

Por que o Padtech existe?

Durante mais de 30 anos, todo o fluxo de atendimentos e registro de informações realizados pelo PAD eram feitos de forma manual e escrita. Dessa forma, de maneira não intencional, o registro de atuação do programa sempre foi negligenciado, dificultando publicações científicas, divulgação do programa para com a comunidade interna e externa da UFES, parcerias com setor privado e, principalmente, na melhoria do atendimento à população.

Em 2018, por meio de uma parceria entre laboratórios, professores e alunos dos cursos de Computação e Medicina da universidade, foi criado o Software de Análise Dermatológica (SADE), que consiste em um conjunto de software, baseados nas plataformas web e mobile, que tem como objetivo o gerenciamento do atendimento do PAD, coleta de dados de maneira estruturada e a triagem de lesões de pele por profissionais da área de saúde. Atualmente, o SADE é parte fundamental do atendimento clínico do PAD-UFES, agilizando e melhorando o atendimento oferecido à população, além de fornecer um banco de dados único utilizado por centros de pesquisa em diversas partes do mundo.

Para manter e evoluir o sistema, foi criado o Padtech, o núcleo de tecnologia vinculado ao PAD, que é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

O que faz o Padtech?

O Padtech tem dois objetivos principais. O primeiro e mais importante é melhorar a qualidade do atendimento à população por meio de tecnologia. O segundo é desenvolver novas tecnologias que sejam capazes de auxiliar no diagnóstico de lesões de pele. Para isso, o projeto possui duas frentes:

  • Desenvolvimento: responsável por criar e manter o SADE, este site e qualquer outro software necessário para o bom funcionamento do PAD. Além disso, o Padtech fornece suporte de TI para o PAD durante as viagens do programa.
  • Pesquisa: responsável por desenvolver novas tecnologias que possam auxiliar no diagnóstico de lesões de pele. Atualmente, os resultados de pesquisa do Padtech possuem reconhecimento mundial e para saber mais informações, acesse a página de publicações do coordenador do projeto.

Vídeo institucional sobre o Padtech

Para saber mais sobre as ações do Padtech, assista ao vídeo institucional do projeto:

 

Equipe

A equipe do Padtech é formada por professores, alunos de graduação e pós-graduação da UFES na área computação e medicina. Por se tratar de um projeto que envolve alunos, a equipe é rotativa, ou seja, a cada semestre/ano novos alunos entram e outros saem. Sendo assim, é difícil manter essa página atualizada com os membros atuais. Para mais informações diárias, o Padtech possui uma página própria no Instagram.

Time padtech 1 Time padtech 2 Time padtech 3 Time padtech 4 Time padtech 5 Time padtech 6