1 minuto(s) de leitura

O professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), André Pacheco, esteve presente, entre os dias 10 e 12 de junho de 2024, no Seminário Marco Zero. O objetivo central do seminário é apresentar os projetos escolhidos e garantir que estejam alinhados com as políticas de saúde e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizado em Brasília–DF, o Seminário de Avaliação Marco Zero das Chamadas Públicas de 2023 foi organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS). O evento reuniu representantes do Ministério da Saúde, financiadores e pesquisadores para discutir e avaliar os projetos de pesquisa selecionados por chamadas públicas realizadas no ano anterior.

A mesa de abertura do evento foi liderada pelo secretário da SECTICS, Carlos Augusto Gadelha, e contou com a presença da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), Mônica Felts, e do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão.

apresnetacao

Durante o seminário, André Pacheco, professor e coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial em Saúde (LIFE) da UFES, apresentou o projeto Desenvolvimento de modelos multimodais para auxílio no diagnóstico precoce do câncer de pele, que foi contemplado com financiamento na chamada pública 16/2023 da parceria entre CNPq e Ministério da Saúde.

No total, foram selecionados 345 projetos em 2023, com um investimento de R$ 357 milhões. O Seminário Marco Zero representa um importante passo na integração de esforços e na promoção de uma saúde pública mais robusta e inovadora no Brasil.