Padtech na ESX 2025 - inovação tecnológica a serviço da saúde pública
O Padtech participou da ESX 2025, o maior festival de inovação do Espírito Santo, levando ao público o impacto que a tecnologia pode ter na saúde pública.
Convidado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), o núcleo de tecnologia do PAD marcou presença no estande da instituição no dia 17/07, que foi realizado na Praça do Papa, em Vitória.
Durante o evento, o Padtech teve a oportunidade de demonstrar ao público seu trabalho com o SADE (Sistema de Análise Dermatológica) e com o Dermalyze, ferramentas desenvolvidas para otimizar o atendimento clínico do Programa de Atendimento Dermatológico (PAD-UFES), coletar dados estruturados e auxiliar na triagem de lesões de pele.

Além da exposição interativa com uso de dermatoscópio conectado a tablets, os visitantes puderam conhecer de perto como a tecnologia criada pelo grupo transforma o cuidado com a saúde da população e apoia pesquisas de ponta em inteligência artificial (IA).
Destaque em podcast
A equipe do Padtech também participou da gravação do PODInovação da Fapes, um videocast realizado em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), dentro do próprio estande da Fundação. No episódio, foi abordado o impacto da tecnologia desenvolvida pelo grupo no sistema público de saúde, além dos desafios de unir ciência, inovação e extensão universitária.

Conectando ciência, tecnologia e sociedade
Criado como um braço tecnológico do PAD, o Padtech é um projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sediado no Laboratório de Inteligência Artificial em Saúde (Life), com foco no desenvolvimento de soluções em software e IA para diagnóstico dermatológico e gestão clínica.

Durante a ESX, a presença do grupo reforçou a importância do apoio à pesquisa aplicada e da colaboração entre universidades, fundações de amparo e sociedade civil. Ao lado de outros projetos apoiados pela FAPES, o Padtech demonstrou que é possível usar tecnologia de ponta para gerar impacto direto na vida das pessoas.
A participação do Padtech na ESX 2025 fortalece ainda mais o compromisso do grupo com o desenvolvimento de tecnologia acessível, ética e alinhada às necessidades do SUS e da população brasileira.