1 minuto(s) de leitura

PAD e Padtech conquistam 3º lugar no CONPEI 2025, destacando a integração entre ensino, pesquisa e extensão na promoção da saúde e do envelhecimento saudável.

Foto: Arquivo pessoal/ Taissa Uchiya

A integração entre ensino, pesquisa e extensão foi destaque no CONPEI 2025 - Congresso Interno de Pesquisa, Ensino e Inovação da UFES, realizado no Hospital Universitário da UFES em Maruípe, o Hucam. A monitora chefe da área de dermatologia do PAD, Taissa Uchiya, representou o núcleo na apresentação oral do projeto, conquistando o 3º lugar na competição.

O CONPEI surgiu com o objetivo de aproximar os alunos de saúde das oportunidades de pesquisa e extensão dentro do próprio hospital universitário, sem que os custos e deslocamentos para eventos externos sejam um obstáculo. Nesta edição, o tema foi “Envelhecimento saudável: pesquisa, extensão e inovação”, alinhando-se perfeitamente com as atividades do PAD e do PadTech.

(…) Aí, pensei: o PAD tem tudo a ver com isso! Nós levamos os alunos para atender a população (extensão); aprendemos a fazer consultas e cirurgias no processo (ensino); estamos criando um banco de dados para uma IA incrível de triagem de lesões de pele (pesquisa e inovação)! (…) Por fim, os pacientes, dependendo do caso, podem terminar o tratamento no próprio Hucam. Mostrando essa longitude do cuidado Eu expliquei isso na apresentação oral e gostaram muito!”

  • Taissa Uchiya, monitora chefe da área de dermatologia do PAD

Além do aprendizado técnico, o projeto permite diagnóstico precoce em populações rurais e vulneráveis, identificando alterações na pele causadas pelo sol e promovendo intervenções antes que lesões evoluam para câncer. Momentos educativos sobre uso de protetor solar e equipamentos de proteção individual também fazem parte da atuação do PAD, garantindo cuidado integral ao paciente.

Foto: Arquivo pessoal/ Taissa Uchiya

No CONPEI 2025, que premiou iniciativas inovadoras de diversas áreas da saúde, o PAD e o PadTech conquistaram o 3º lugar. A equipe comemorou o resultado como um reconhecimento do trabalho de integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de reforçar o papel da ciência capixaba e da educação pública na promoção do envelhecimento saudável e da saúde da população.